INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Bolo de castanha e chocolate

Uma receita que já não vem a tempo do São Martinho, mas que é da época e fácil de fazer. Este bolo, cuja receita vi no site Un Cuore di Farina Senza Glutine, é uma receita tradicional italiana e, usando apenas farinha de castanha, é naturalmente sem glúten. No meu caso, usei uma parte de farinha Doves Farm porque receei que, usando apenas farinha de castanha, ficasse com uma textura mais frágil.

O sabor a castanha não transparece, apenas aquele do chocolate e da laranja. A textura é húmida e pede um líquido a acompanhar, tornando-o uma boa opção para um lanche de bolo e chá. A farinha de castanha nem sempre se encontra isenta de glúten, mas a marca Bauckhof, à venda no Celeiro, é uma opção segura.

Ingredientes:
200 gramas de farinha de castanha 
50 gramas de farinha Doves Farm White Self Raising
1 colher de sopa de fermento em pó
125 gramas de açúcar
2 ovos M
35 gramas de chocolate em pó
Raspa de meia laranja
50ml óleo vegetal/azeite
200ml leite/leite vegetal

Misture as farinhas com o fermento e o chocolate em pó. Reserve.

Na cuba da batedeira, bata os ovos com o açúcar e a raspa de laranja até obter um creme amarelo pálido. Acrescente colheradas de farinha com a batedeira a funcionar, alternando com o leite. Por fim, acrescente o óleo aos poucos e bata até a massa borbulhar um pouco.

Coloque a massa numa forma de 20 a 22 cms. de diâmetro, untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente e desenforme. Decore a gosto.


























Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...