INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 10 de janeiro de 2016

Bolo-rei de chocolate 2

Hoje, desmontamos a árvore de Natal. Para terminar em beleza a época natalícia de 2015, resolvi experimentar uma receita de bolo-rei de chocolate que encontrei numa revista Segredos de Cozinha Especial Natal, alterando as proporções e farinha para uma receita sem glúten. Foi um final de época muito saboroso.

Ingredientes:
260 ml leite/ leite vegetal
426 gramas de farinha sem glúten (200 gramas Schar Mix B, 100 gramas Proceli, 90 gramas Schar Brot Dunkel, 30 gramas polvilho doce, 6 gramas de psílio em pó)
5 gramas de fermento seco
1 ovo
1 gema
60 gramas de açúcar
40 gramas de manteiga/margarina derretida
Pitada de sal
1 colher de sopa de sumo de laranja
2 gotas de essência de rum
Recheio
100 ml leite/leite vegetal
200 gramas de chocolate de culinária Nestlé
Para pincelar
1 gema
1 colher de sopa de leite/leite vegetal 

Na cuba da sua batedeira junte as farinhas com o fermento e o açúcar. Acrescente o leite e bata bem. Junte depois o ovo, a gema, a manteiga/margarina, o rum, o sumo de laranja e o sal. Amasse bem, tape e deixe a levedar, preferencialmente, durante a noite no frigorífico.

Terminada a levedação, estenda a massa entre duas folhas de papel vegetal até obter um rectângulo com uma espessura fina. Entretanto, prepare o recheio derretendo o chocolate com o leite; transfira para outro recipiente e deixe arrefecer e engrossar, até ficar frio. 

Espalhe o creme de chocolate sobre a massa com uma espátula. Enrole a massa até obter uma torta e une as extremidades em forma de coroa. Coloque-a dentro de uma forma de buraco previamente untada e enfarinhada, faça uns cortes por cima com uma tesoura e deixe a levedar de novo durante uma hora. Pincele depois com a gema desfeita no leite e leve ao forno previamente aquecido a 180C durante 30 a 35 minutos até dourar.

Retire depois do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede. Para terminar, pincele com geleia de marmelo aquecida e sirva.


























4 comentários:

Avelã disse...

Hmmm bolo rei de chocolate :D nem me fales :P
Quanto à árvore, nem me lembrava de que ainda tinha a minha montada... Uma pessoa habitua-se à paisagem e depois dá nisto. Com um bocado de sorte fica lá até Agosto.
Parece mesmo fofo e delicioso, além do adorável formato híbrido de brioche francês e queque gigante! Ainda por cima com esse chocolate bom pelo meio... Fiquei nostálgica, quero o Nataaal :D mas sem esta chuva horrível. Ou frio. ;)

Lucente disse...

Já sabes que o Natal é quando se quiser, fazes um bolo-rei fora de época e parece que é Natal outra vez, sem o frio ;-)

Unknown disse...

Que delícia, mas onde posso encontrar essa "essência de rum"? Será que funciona bem sem ela?

Lucente disse...

Maria, eu encomendei a essência de rum de um site alemão, mas há à venda cá. Se não usar, a única coisa que altera é o sabor; em alternativa, pode substituir a essência por uma colher de sopa (mal cheia) de vinho do Porto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...