INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Pain d' épices sem glúten

Numa viagem recente a Genebra (da qual falarei noutro post), encontramos uma cidade preparada para as festas natalícias: nos supermercados, por exemplo, viam-se prateleiras cheias de produtos da época, infelizmente todos com glúten. Nestes, incluía-se o pain d'épices, uma receita (penso que) francesa muito associada ao Natal. Pode-se traduzir por pão de especiarias, mas, na realidade, é um bolo de aroma pungente a canela, gengibre e a especiarias várias.

Chegada a casa, procurei a sua receita e encontrei esta, já adaptada para sem glúten. Com pequenas variações, meti mãos à massa e ainda bem que o fiz: para quem gosta de especiarias, é um sabor irresistível que só se apura com o passar dos dias- apesar de secar um pouco (o que não é necessariamente mau). Também acabou rapidamente e já há pedidos de repetição.

Ingredientes:
230 gramas de mel
200 gramas de farinha Doves Farm White Self-Raising
50 gramas de farinha de sorgo (farinha de castanha, na receita original)
60 gramas de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de fermento em pó
Mistura de especiarias*
Pitada de sal
2 ovos
50 gramas de manteiga/margarina
60 ml de leite/leite vegetal

* 1 colher de chá (cc) de canela + ½ cc de gengibre em pó+ ½ cc noz moscada moída + ½ cc de cravinho em pó+ ½ cc de erva-doce em pó+ 3 a 4 vagens de cardamomo 

Misture as farinhas, o bicarbonato, o fermento em pó, as especiarias, o açúcar e uma pitada de sal na cuba da sua batedeira.

Entretanto, coloque o leite com a manteiga/margarina numa panela e aqueça-o até começar a ferver. Desligue o lume, adicione o mel e mexa até que este fique dissolvido. Despeje esta mistura ainda quente por cima da farinha reservada. Bata bem e adicione depois os ovos lentamente, até obter uma mistura homogénea.

Coloque a massa numa forma de bolo inglês e leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante uma hora a uma hora e um quarto (use um palito para verificar a cozedura). A meio deste tempo, tape a forma com papel de alumínio se vir que a crosta está a escurecer muito.

Aguarde até que o pain d’épices tenha arrefecido para desenformar.



























4 comentários:

Cozinhar sem Lactose disse...

Adoro pain d'épices, que cá em casa traduzimos, por piada, por pão de espécie. Vou tentar um dia destes esta versão sem glúten!

Lucente disse...

Experimente, ficou mesmo saboroso (para quem gosta de especiarias, claro!)- mesmo tendo usado leite de amêndoa em vez do leite de vaca.

Avelã disse...

Genebra tem nome de bolo, por acaso :)
Também associo ao Natal, sobretudo, admito, por ter especiarias (que levam imediatamente para o imaginário da quadra) :P traduzir não resulta tão bem, o francês tem aquele charme :D
Acho sempre piada a isso de ficar melhor com o tempo... Lembro-me logo do pão de banana, este e de vinho do Porto :P
Deve ter um aroma intenso delicioso! E parece muito fofo, com uma cor linda :D

Lucente disse...

Obrigada Avelã!
:-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...