INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 28 de setembro de 2014

"Parmesão" sem glúten

Não sendo difícil encontrar queijo parmesão sem glúten, não pude resistir a experimentar esta receita quando a encontrei: queijo parmesão ralado de origem vegetal! O único senão é que o ingrediente "secreto" era o Nutritional Yeast, que não se encontra à venda em Portugal (eu, pelo menos, não o encontrei).

O problema foi solucionado com uma encomenda ao site americano Iherb cujo catálogo inclui imensos produtos sem glúten. No entanto, a única maneira de manter os custos baixos e evitar taxas alfandegárias é apontar para um valor total abaixo dos 35€ e do 1,8 quilo. 

O facto é que a encomenda cá chegou e experimentei a receita quase de imediato; no entanto, preferi usar amêndoa ao invés do caju, apenas porque não gosto deste último. A verdade é que o produto final não é igual ao parmesão ralado, mas aproxima-se o bastante para ser uma alternativa válida para quem segue uma dieta sem lacticínios.

Ingredientes:
100 gramas de amêndoas em pó
30 gramas de Nutritional Yeast em pó
1 colher de chá de sal fino

Misture tudo até obter uma cor homogénea e guarde num frasco hermético no frigorífico. Use como usaria o parmesão ralado. 



quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Pão mais que fácil

A autora desta receita, a Pikerita do blog com o mesmo nome, chamou-lhe pão fácil, mas como podem ver, este pão é mais do que fácil. E para ajudar, ela ainda colocou um vídeo da sua execução. Eu experimentei com alguns retoques e o resultado foi este... Sem tempo de levedação, o que é excelente numa pressa.

Ingredientes:
400 gramas de farinha Schar Mix B
50 gramas de farinha de trigo sarraceno Werz/Bauckhof
50 gramas de farinha de grão de bico Werz/Bauckhof
3 gramas de fermento seco
420 ml água morna
50 gramas de massa velha
2 colheres de sopa de azeite
6 gramas de sal fino

Misture na cuba da sua batedeira as farinhas com o fermento seco até estar tudo homogeneizado. Acrescente a água e bata bem; junte a massa velha e torne a bater. Acrescente depois o sal, bata bem, junte o azeite e bata mais três  a cinco minutos.

Coloque a massa em cima de uma folha de papel vegetal polvilhada com farinha de arroz (marca Ceifeira) e modele-a até formar uma bola. Coloque numa panela de ferro ou num pirex com tampa, tape e leve ao forno frio, e deixe cozer a 180ºC durante 40 a 45 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer um pouco sobre uma rede.





quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Doença celíaca na TV

No passado sábado, dia 13, começou mais uma temporada do programa da RTP1, Chefs' Academy, que, nesta edição, tem um especial interesse para quem faz uma dieta sem glúten: uma concorrente, a Carina Andrade, é celíaca e quer aproveitar esta sua experiência para divulgar a sua condição, ainda tão pouco falada em Portugal. O programa disponibiliza produtos sem glúten, estando a despensa abastecida com produtos Schar. Será interessante acompanhar e ver as receitas criadas pela Carina, assim como irá gerir os problemas da contaminação cruzada.

Quem não viu o primeiro episódio, pode rever a apresentação da Carina aqui. Podem também segui-la através da sua página de Facebook. Força Carina, estamos deste lado do ecrã a torcer para que tenha uma participação de sucesso!

domingo, 14 de setembro de 2014

Bolo Vicente

Esta receita foi dada à minha mãe recentemente e aproveitada por ela para um aniversário de família. Ao pesquisar para este post, descobri que é uma receita cabo-verdiana, da ilha de São Vicente, mas que originalmente leva também frutos secos e cristalizados. Assim, na sua versão menos guarnecida, ficou saboroso e fácil de executar.

Ingredientes:
175 gramas de açúcar
250 gramas de margarina/manteiga
270 gramas de farinha Doves Farm White Self Raising (já inclui fermento e goma xantana)
5 ovos L
60 ml de vinho do Porto
1 chávena de açúcar queimado
(2 colheres de chá de fermento caso opte por uma farinha que não leva fermento)

Bata o açúcar com a manteiga/margarina até obter um creme. Adicione os ovos um a um, batendo sempre. De seguida, junte a farinha e o vinho do porto. Por último, junte o açúcar queimado.

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até o bolo cozer, durante cerca 40 minutos. Faça o teste do palito para verificar. Retire e deixe arrefecer; opcionalmente pode decorar com uma calda de caramelo.























quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Carta ao professor

Imagem retirada da Net
No início de mais um ano escolar, aumentam as preocupações dos pais cujos filhos têm restrições na dieta, especialmente se vão para uma escola nova ou se vão ter um professor novo. Para aliviar essa preocupação, a mãe do Jack, a autora do blog Raising Jack with Celiac, já aqui referido, escreveu uma carta tipo minuta para a professora do seu filho a alertá-la para a dieta sem glúten. Pareceu-me uma carta bem estruturada e informativa, pelo que a adaptei ligeiramente e publico-a no post de hoje à laia de minuta para pais que estão a lidar com esta situação.


"Caro/a Professor/a,

Esta carta é para informá-lo de que o/a nosso/a filho/a (nome) tem doença celíaca. A doença celíaca é uma doença autoimune em que, quando o glúten é ingerido, este provoca danos no corpo. Nos últimos anos, o/a (nome) tem seguido um estilo de vida sem glúten. Uma dieta sem glúten para celíacos, é como a insulina para os diabéticos. É o que mantém o/a (nome) saudável.

O glúten é uma proteína que se encontra no trigo, centeio e cevada. Encontra-se também numa grande variedade de alimentos - de biscoitos, pães, massas, cereais, doces, salgadinhos e muito mais. Como a doença celíaca não é uma alergia, o/a (nome) não estará em perigo imediato, mas se ele ingerir glúten devido a contaminação cruzada ou caso coma algo acidentalmente que contenha glúten, ele provavelmente vai sofrer de dor de estômago, assim como fadiga, diarreia e dor de cabeça. (colocar outros sintomas adequados à sua situação)

Como o/a (nome) só tem … anos, ainda estamos a aprender os sinais e sintomas da exposição acidental ao glúten. Assim, precisamos de ter a certeza de que o/a (nome) evita o glúten completamente.

Dito isto, eu quero que o/a (nome) tenha um excelente ano escolar e não tenho nenhuma dúvida de que você também. Gostaria de compartilhar algumas coisas que irão ajudá-lo/a na sala de aula e as informações que me fornecer, vão ajudar-me a preparar-me para os próximos eventos da escola:

Contaminação Cruzada - De migalhas de glúten, a materiais de arte / artesanato, e plasticina (que pode conter trigo) - é importante estar ciente do que rodeia o/a (nome) e a sua superfície de trabalho. Em relação à plasticina, eu posso providenciar uma marca sem glúten assim como os instrumentos para a manusear e que deverão ser mantidos separados dos demais. Devido à contaminação cruzada, por favor, encoraje a lavagem frequente das mãos.

Aniversários – agradecia que me informasse como pretende comemorar os aniversários - se uma vez por mês ou se as crianças serão autorizadas a trazer bolos para os seus aniversários. Isto irá permitir-me preparar-me adequadamente e ter algo para o/a (nome) nos dias em que são trazidas guloseimas especiais. Se as crianças estão autorizadas a trazer bolos, poderia fornecer-me uma lista de aniversários, por favor?

Celebrações especiais - Magusto, Natal, Páscoa, etc.: agradecia que me comunicasse quando irão decorrer, pois irei providenciar a alimentação do/a (nome).

Visitas de estudo – da mesma maneira, agradecia informações antes de qualquer visita de estudo: que actividades irão decorrer (artesanato, etc.) e se haverá guloseimas especiais, para que eu possa enviar algo livre de glúten, se necessário.

Finalmente, se tiver alguma dúvida sobre a dieta do/a (nome) ou tem uma pergunta sobre se ele/a pode comer um determinado alimento, por favor, não hesite em telefonar-me. (Fornecer número de telefone)

Se gostaria de saber mais sobre a doença celíaca, pode consultar os seguintes links:
(inserir links)

Muito obrigado pela sua colaboração!

Atenciosamente,

(assinatura)"

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Panificação sem glúten Atrian

Descobri recentemente os produtos de panificação sem glúten da empresa Atrian. Esta empresa, especializada em massas congeladas, tem várias linhas de produção, entre as quais se inclui uma linha de produtos sem glúten. Vende especialmente para hoteleria e restauração, mas vende também a particulares nos seus cinco pontos de venda em Portugal: Vila do Conde (sede), Aveiro, Lisboa, Faro e Ponta Delgada (contactos no site). Enviam informações e lista de preços por e-mail.

Os únicos locais que sei que vendem estes produtos a retalho é o Supermercado Apolónia, no Algarve, e a Cafetaria Las Palmas, em Matosinhos. Esperemos que com um pouco mais divulgação e demonstrações de interesse, mais locais passem a disponibilizar estes produtos. Ainda não os provei, mas acho positivo este aumento da diversidade (ainda reduzida) na panificação sem glúten.































segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Livro "Gluten Freedom"

Em final de férias, trago hoje um resumo da leitura feita durante as mesmas: Gluten Freedom, o mais recente livro do Dr. Alessio Fasano, uma referência para quem gosta de estar actualizado sobre as novidades do mundo sem glúten.

Desde que o meu filho mais velho foi diagnosticado com doença celíaca que tenho vindo a seguir o trabalho deste cientista, que tem estado sempre na vanguarda do conhecimento que se tem sobre a doença celíaca e sobre outras condições associadas ao glúten. Aliás, o Dr. Fasano foi dos primeiros médicos a considerar que havia algo mais para além da doença celíaca, e foi ele e a sua equipa que convencionaram o que é e como se pode diagnosticar uma sensibilidade não celíaca ao glúten. Sendo assim, e ainda que tenha sido uma agradável leitura, não acrescentou ao que já sabia sobre estas condições. Inclusive, algumas das histórias de vida que refere no livro já as tinha mencionado quando veio a Braga em Maio para a 2ª Reunião de Doença Celíaca.

É, contudo, de leitura obrigatória para os que não foram à dita Reunião e se iniciam agora nesta aventura, ou que, por uma razão ou por outra, ainda desconheçam muito do que se passa dentro dos seus corpos quando o glúten lá entra. Nele, o Dr. Fasano resume, de uma forma muito acessível ao leigo que o lê, como evoluiu o conhecimento sobre o glúten nas últimas décadas, em paralelo com a sua chegada aos Estados Unidos da América para trabalhar enquanto pediatra gastrenterologista, e o trabalho desenvolvido pelo seu Centro de Doença Celíaca da Universidade de Maryland.

Ao longo dos 16 capítulos, o Dr. Fasano, com a ajuda de elementos da sua equipa e pacientes, explica como é que o glúten se torna problemático, como se pode viver bem com uma dieta sem glúten em todas as etapas da vida, e quais as perspectivas futuras ao nível da prevenção e tratamento. Traz receitas dadas por pacientes e receitas italianas do seu receituário familiar.

Deita abaixo alguns mitos da doença celíaca: explica que esta é uma doença crónica, auto-imune, que não se cura e que pode aparecer para além das idades pediátricas. Que o facto de se nascer a partir de uma cesariana ou não se ser amamentado quando se introduz o glúten na dieta pode ser uma factor de risco para desenvolver doença celíaca, por questões de alteração da microbiota intestinal. Que as condições associadas ao glúten não ficam só pelo intestino, o cérebro reage e muito ao glúten.

Explica também a ligação do glúten às questões da auto-imunidade e que uma dieta isenta de glúten, sem haver necessariamente uma doença celíaca concomitante, pode remitir ou ajudar alguns casos de pacientes com outras doenças auto-imunes. No entanto, não resolve todos os casos, e a ciência ainda não percebe qual o mecanismo exacto por trás deste facto.

Sendo assim, aqui ficam 16 boas razões para ler este livro (para já, apenas na sua versão original em Inglês).

1ª Parte
O Glúten Entra em Cena
1º Capítulo: o glúten entra no intestino- e noutros lugares
2º Capítulo: novas imagens clínicas da liberdade sem glúten
3º Capítulo: o espectro das desordens associadas ao glúten
4º Capítulo: percebendo o glúten, o intestino permeável e a auto-imunidade
5º Capítulo: ter o diagnóstico correcto
6º Capítulo: o glúten e o seu cérebro

2ª Parte
Aprendendo a Viver Sem Glúten
7º Capítulo: viver bem numa dieta sem glúten
8º Capítulo: a culinária e a gastronomia sem glúten
9º Capítulo: jantar com o Dr. Fasano

3ª Parte
Sem Glúten para Toda a Vida
10º Capítulo: a gravidez e a dieta sem glúten
11º Capítulo: marcos sem glúten na infância
12º Capítulo: navegando a vida familiar sem glúten
13º Capítulo: sobreviver à Universidade sem glúten
14º Capítulo: o glúten nos anos dourados

4ª Parte
Ir para Além do Glúten
15º Capítulo: a prevenção das desordens associadas ao glúten
16º Capítulo: novos tratamentos e terapias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...