INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Queques de mirtilos

Mais uma receita saborosa e fácil de executar, tirada daqui: aproveita o facto dos mirtilos estarem cada vez mais acessíveis, de levar pouquíssimo açúcar e de, usando um leite vegetal, ser também apta para quem tem restrições aos lactícinios (experimentei com leite de amêndoa). Os miúdos preferiam com pepitas de chocolate, mas ninguém é perfeito... Devem ser consumidos no prazo de um dia ou dois, pois, como pude verificar, ao terceiro os mirtilos estão azedos.

Ingredientes:
195 gramas de farinha Doves Farm White self-raising (já traz goma xantana e fermento em pó)
50 gramas de açúcar
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal fino
160 gramas de leite/leite vegetal
2 ovos L
80 gramas de azeite
125 gramas de mirtilos
1 colher de sopa de farinha sem glúten

Coloque formas de papel em 12 formas tipo pastel de nata. Reserve.

Limpe os mirtilos e envolva-os com a colher de sopa de farinha.  Reserve.

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato e o sal. Numa tigela mais pequena, misture o leite, os ovos e o azeite e junte este preparado na tigela grande, batendo bem até ficar sem grumos. Junte a maioria dos mirtilos à massa, reservando alguns.

Encha as formas até 2/3 e depois coloque os restantes mirtilos na massa (isto faz-se para garantir que alguns mirtilos ficam no topo, em vez de afundarem todos). Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 20 minutos, até os bolos dourarem levemente e os mirtilos começarem a borbulhar. Remova os bolos para uma rede para arrefecerem. 



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...