INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Caracóis de canela (2)

Já tinha uma receita de caracóis de canela, mas quando vi esta receita, com um aspecto tão perfeito, soube logo que tinha que a experimentar. Ao mesmo tempo, lembrei-me que se juntasse canela ficava com uma espécie de kanelbullar. Como um desafio nunca vem só, quis trocar o leite evaporado da receita original por leite vegetal, de modo a eliminar um potencial alergéneo para que esta possa ser desfrutada por mais pessoas... Se não formos nós, aqueles que vivem com restrições na dieta, a dar um exemplo de inclusão, quem o fará? 

Obviamente, não se pode trocar um ingrediente e esperar o mesmo resultado: as proteínas do leite trazem uma certa macieza à massa que é difícil de replicar, pelo que tive que alterar a farinha de modo a incluir o trigo-sarraceno que favorece a textura dos produtos onde é utilizado. Só não pus 150 gramas desta farinha (eliminando o polvilho) pois tive receio que o seu sabor sobressaísse no resultado final, mas é uma questão a experimentar. Assim como foram feitos, os caracóis tinham um indubitável sabor a canela e alguma leveza da massa, menos presente passado um dia, mas que se resolve torrando e barrando com compota. Junte-se o cházinho e está um lanche perfeito.

Ingredientes:
300 gramas de farinha Mix B Schär
50 gramas de polvilho doce
100 gramas de farinha de trigo-sarraceno Bauckhof 
200 gramas de leite de amêndoa
5 gramas de fermento seco
1 colher de chá de sal grosso
60 gramas de açúcar
2 ovos L
75 gramas de margarina
Canela q.b.
Para pincelar:
1 gema de ovo
2 colheres de sopa de leite de amêndoas

Na cuba da sua batedeira, misture as farinhas, o fermento seco e o açúcar; bata para incorporar os ingredientes com uma vara de arames, adicione o sal e torne a misturar. Junte o leite ligeiramente quente, batido com os ovos e a manteiga derretida e arrefecida. Amasse com o gancho a uma velocidade média, durante 5 minutos. 

Cubra a massa com filme transparente e deixe descansar em local aquecido durante uma hora até duplicar de tamanho. Depois de ter levedado, coloque-a no frigorífico durante, no mínimo, 30 minutos (eu deixei ficar quatro horas) para a massa ficar mais maleável. 

Passado esse tempo, retire pedaços semelhantes de massa, e estique com o rolo entre duas folhas de papel vegetal; faça vários cortes ao longo da massa coma ajuda de uma faca afiada (ou um rolo para cortar pizzas) com um centímetro de largura (importante ver a receita original e acompanhar o seu passo a passo com fotos). Polvilhe com canela e enrole de modo a formar uma espiral que, por sua vez, fecha-se sobre si própria, e une bem as duas pontas. 

Coloque os caracóis num tabuleiro com papel vegetal e deixe levedar durante mais 20 minutos num local quente. Pincele então com uma gema de ovo misturada com um pouco de leite e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 10 minutos a essa temperatura, e baixe depois para 170ºC durante mais 15 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer numa rede.

Rende 7 unidades.





4 comentários:

Anónimo disse...

Ola, obrigada p blog e receitas. São super! Queria perguntar qual margarina usa? (p ser segura) e o que e "polvilho doce"?

Lucente disse...

Obrigada pelo comentário! Uso a margarina Vitaquell Cuisine Patisserie à venda no Celeiro, mas a margarina da marca branca do Intermarché também é isenta. Quanto ao polvilho doce (existe também em versão polvilho azedo) é um amido extraído da mandioca; compro da marca Globo, é isento, e vende-se em vários supermercados.

ana s disse...

Muito obrigada por manter este seu blog maravilhoso. Tem sido da maior ajuda!

Lucente disse...

Obrigada eu Ana pelas simpáticas palavras, é sempre bom saber que o blog está a ajudar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...