INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Expandex ou amido de mandioca modificado

Um dos blogs que sigo há mais tempo é o Gluten Free on a Shoestring da Nicole Hunn, inclusive tenho dois dos livros dela. No entanto, de há uns meses para cá, não tenho conseguido fazer as maravilhosas receitas que aparecem no blog porque a Nicole rendeu-se ao Expandex. E o que é o Expandex, perguntam vocês? É o nome comercial do amido de mandioca modificado que substitui a goma xantana e que, a ver pelas suculentas imagens que acompanham as receitas da Nicole, é o que temos de mais aproximado ao malfadado glúten.

O problema é que, até há pouco tempo, o Expandex só se vendia nos Estados Unidos e em grandes quantidades. Contudo, apercebi-me recentemente que a marca britânica Isabel's Gluten Free também o vende sob o nome Gluten Free Baking Fix. Há vários locais no Reino Unido que o vendem a preços relativamente baixos (+/- 3€), mais acessível que a goma xantana, mas os portes fazem desta uma compra ligeiramente onerosa. Estava à espera que a Amazon UK o começasse a vender, mas esta entretanto terminou com os portes grátis do Free Super Saver Delivery.

De qualquer maneira, fica a dica, caso viajem até ao Reino Unido ou, entretanto, alguém comece a vender cá (penso que já havia um representante da marca em Portugal pois cheguei a ver produtos deles no Espaço Bio, que já fechou). Fica também um pequeno artigo do site About.com sobre o Expandex.

“O que é o Expandex?

Expandex é um amido sem glúten feito a partir de amido de mandioca modificado. É um pó branco insípido e inodoro, fabricado pela Corn Products International, em Westchester, Illinois. Não contém trigo, centeio, cevada, aveia ou milho e é um produto isento de glúten certificado.
A tapioca, também conhecida como mandioca ou cassava, é um amido derivado da raiz da planta tropical "manihot esculenta”. É uma fonte de hidratos de carbono sem sabor, usada ​​em receitas sem glúten, para clarear a textura e para engrossar molhos.

O que é o amido modificado?

Um amido modificado é um amido que ocorre naturalmente, que é processado para alterar a estrutura da molécula e as características do amido inicial. Os amidos modificados são utilizados como espessantes, estabilizantes e podem prolongar a vida em prateleira, a aparência, textura e sabor dos alimentos .

O Expandex é nutritivo?

O Expandex, tal como o amido de milho, a fécula de batata e a farinha de araruta, é principalmente uma fonte de hidratos de carbono refinados. Os amidos refinados são uma fonte de energia sob a forma de calorias.

Expandex: porquê usá-lo?

Se procura uma maneira de melhorar a textura, sabor e tempo de conservação dos seus cozinhados sem glúten, ​​pode querer experimentar o Expandex. Adicione-o à sua mistura caseira de farinha sem glúten ou experimente uma das misturas comerciais de farinha sem glúten ou produtos que contenham Expandex.
Ao adicionar uma porção de Expandex às misturas caseiras de farinha sem glúten que contêm nutritivas farinhas naturalmente isentas como o trigo-sarraceno, o sorgo, o millet e o amaranto, os cozinheiros sem glúten podem conseguir melhores resultados e, ao mesmo tempo, adicionar valor nutricional às suas receitas.”

Imagem retirada da Net

4 comentários:

betty cakes disse...

boa tarde,
Encontrei um produto da wieder - hms high molecular strach (100% amido modificado de tapioca), mas estou na dúvida se será o mesmo que o expandex??
Este artigo é comercializado em lojas de fitness - http://www.fitnessplus.es/

Lucente disse...

Betty, obrigada pela dica!
Contactei o fabricante para saber se é o mesmo produto, se for, o único senão que vejo é serem dois quilos!

Lucente disse...

Betty, o fabricante já me respondeu e informou que este produto não é amido de mandioca modificado, é apenas amido simples.

Marta Daim disse...

Boa tarde!
Achei muito interessante o seu artigo e pesquisando achei este site que traz algumas informações sobre amidos de milho e mandioca modificados, tem vários:
http://agricolahorizonte.com.br/prodamidos.php
Mas com embalagens de 25kg, mesmo assim seria muito bom saber que temos um produto semelhante no Brasil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...