INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 22 de dezembro de 2013

Polvorones sem glúten

Continuando com receitas de Natal, e depois de uma visita a Itália com a receita de panettone, hoje vamos a Espanha com os polvorones, pequenos biscoitos típicos desta época. O nome deriva da textura que lhes é característica, de tão fina que parece que se desfazem na boca como poeira. Também é uma receita allergy-friendly pois não leva glúten, ovos, soja ou leite e foi retirada dos ficheiros do grupo espanhol de Facebook, 500.000 Recetas para Celíacos. Foram um grande sucesso com os adultos, mas os miúdos da casa não ficaram convencidos. Fica a receita.

Ingredientes:
150 gramas de farinha de arroz
75 gramas de Maizena
75 gramas de amêndoas moídas
100 gramas de banha de porco
90 gramas de açúcar em pó
1 colher de sopa de canela
Raspa de um limão

Misture a farinha de arroz com a Maizena e as amêndoas e coloque-a num tabuleiro; leve ao forno a 160°C durante cerca de 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Retire do forno e deixe arrefecer.

Quando estiver fria, coloque-a na cuba da batedeira, adicione o açúcar e misture a banha aos poucos até formar uma bola brilhante que não se cola às mãos. Entretanto, adicione à massa a canela e a raspa de limão e amasse mais um pouco.

Estenda a massa com o rolo até uma espessura de 1 - 1,5 cm. e forme o polvorón com um cortador de bolachas.Coloque-os num tabuleiro com papel vegetal e leve ao forno durante 12-15 minutos a 180 °C até ficarem dourados.

Retire e deixe arrefecer de modo a que endureçam. Quando estiverem frios, polvilhe com canela e açúcar em pó. 



















Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...