INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 3 de setembro de 2013

Sorvete* de morango

No caminho casa-trabalho passo por vários campos de milho. Com o início de Setembro e o Outono à porta, as colheitas já começaram nalguns destes campos. No entanto, o termómetro insiste em marcar 35º pelo que me parece ainda apropriado trazer uma receita gelada, neste caso um sorvete de morango. Como optamos por adquirir uma máquina de gelados este Verão, fizemos várias experiências até que encontramos esta que funcionou... Tão bem que só o pai da família comeu quase metade assim que desliguei a máquina. A receita encontrei-a no website Joy of Baking.

Ingredientes:
80ml água
65 gramas de açúcar
500 gramas de morangos (frescos ou congelados- usei morangos frescos que tinha congelado)
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Coloque o açúcar e a água numa panela pequena, em lume baixo e mexa até que o açúcar esteja completamente dissolvido (cerca de 3-5 minutos). Deixe a mistura ferver durante um minuto e, de seguida, retire do lume. Despeje a calda de açúcar num recipiente resistente ao calor, e coloque no frigorífico até que esteja completamente fria.

Enquanto isso, coloque os morangos num triturador de alimentos e processe até que os morangos tenham adquirido uma consistência tipo puré. Transfira para uma tigela grande, adicione o sumo de limão e a essência (se optar por usar), e guarde no frigorífico até que a mistura esteja completamente fria.

Assim que a calda e o puré de morangos estejam frios, misture-os e​ transfira para a cuba da máquina e processe de acordo com as instruções do fabricante. Uma vez terminado, transfira o sorvete para um recipiente à escolha e guarde no congelador, ou coma directamente caso não consiga resistir.


















* Assim chamado pela tradução do Inglês sorbet e que representa uma mistura gelada de água, fruta e açúcar, não recorrendo a quaisquer lacticínios como o mais comum "gelado".

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...