INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sábado, 18 de maio de 2013

Rolos de canela

Já existe aqui no blog uma receita semelhante à que hoje apresento, cuja diferença principal é que a anterior resulta duma massa que leveda e esta não. As texturas são diferentes, sendo que a receita de hoje produz uma massa mais densa, mas é também muito mais rápida e ideal quando queremos rolos de canela mas sem o trabalho que dão normalmente. A receita tirei-a do mais recente livro da Nicole Hunn.

Ingredientes:
560 gramas de farinha sem glúten (usei Doves Farm Self Raising)
2 colheres de chá de goma xantana (omita se a sua mistura já contém)
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó
3/8 colher de chá de sal fino
100 gramas de açúcar
170 gramas manteiga sem sal / margarina à temperatura ambiente
2 ovos L à temperatura ambiente, ligeiramente batidos
220ml leite/ leite vegetal à temperatura ambiente
220 gramas de açúcar mascavado claro
2 colheres de sopa de canela em pó
Glacê:
170 gramas de açúcar em pó
2 colheres de sopa de essência de baunilha

Na cuba da sua batedeira, coloque a farinha, a goma xantana, o fermento em pó, o sal e o açúcar, e misture bem. Adicione 90 gramas de manteiga/margarina, os ovos e o leite e misture até que a massa esteja unida. A massa deverá ser macia e relativamente fácil de manusear.

Coloque a massa sobre um pedaço de papel vegetal polvilhado com farinha sem glúten. Coloque outro pedaço de papel vegetal por cima e estique a massa formando um retângulo de 20 por 30 centímetros, com cerca de 7 milímetros de espessura.

Numa tigela pequena, coloque o açúcar mascavado, a canela, a restante manteiga/margarina e misture bem. Com uma pequena espátula ou colher grande, espalhe a mistura de canela uniformemente sobre a massa, deixando cerca de 1 centímetro vazio em torno do perímetro. A partir do lado maior, enrole a massa afastando-a de si até obter um rolo bem formado. Corte o rolo transversalmente, cada corte com cerca de 4 centímetros de espessura. Coloque cada pedaço verticalmente numa forma de silicone, ligeiramente encostados uns aos outros.

Coloque a forma no centro do forno pré-aquecido a 160ºC, durante cerca de 25 minutos, ou até que os rolos comecem a dourar e o recheio comece a borbulhar. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco para os poder manejar. Caso tenha optado por uma forma metálica, não-aderente, certifique-se de que retira os rolos da forma antes de estarem completamente frios, ou estes podem pegar-se ao fundo.

Enquanto os rolos arrefecem, prepare o glacê: numa tigela pequena, misture o açúcar em pó com a essência de baunilha até ficar macio, mas suficientemente líquido para verter sobre os rolos. Regue os rolos antes de servir.







































1 comentário:

Celiaco a los 30 disse...

Ummm tienen que estar muy ricos y sabrosos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...