INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A cara de um celíaco


Imagem do estudo

Quem estudou desenho, sabe que a cara pode ser dividida em três partes iguais: a distância entre a ponta do queixo e a ponta do nariz é igual à distância entre esta e o ponto médio entre as duas sobrancelhas e igual à altura da testa. No entanto, segundo esta pesquisa italiana, isto não se aplicará a alguns celíacos: de acordo com estes investigadores, um dos sinais de DC é uma testa desproporcional, i.e., maior do que as restantes medidas da face.

Dois terços dos participantes neste estudo tinham uma testa acima da média; os participantes que tinham sido diagnosticados em criança tinham medidas semelhantes à população em geral, o que parece indicar que as responsáveis por esta alteração craniofacial são as deficiências nutricionais que acompanham os que são diagnosticados mais tarde.

Este estudo é único para já, logo as suas descobertas carecem de maior verificação. No entanto, alerta para mais um possível sinal de DC (e consequência de um diagnóstico tardio), e foi o suficiente para me pôr a olhar para as testas daqueles à minha volta. O engraçado foi que encontrei, em algumas pessoas, correspondências ao que neste estudo se concluiu.


“Resumo
Tema de fundo
O desenvolvimento de proporções cranianas é o resultado de factores genéticos, embriogénicos e ambientais. A doença celíaca é uma doença herdada geneticamente que é frequentemente diagnosticada na idade adulta em indivíduos em que a doença não é identificada e permanece durante anos, podendo afectar o crescimento da criança desde o momento da introdução do glúten na dieta até ao momento do diagnóstico ao qual se segue a retirada do glúten. Os dados sobre os efeitos do glúten no desenvolvimento craniofacial em crianças com doença celíaca não estão disponíveis.

Objectivo
O objetivo do presente estudo é avaliar os efeitos relacionados com o glúten no desenvolvimento da face em pacientes com doença celíaca não diagnosticada e qual a sua relevância clínica.

Método
O estudo fez uma análise prospectiva multivariada. Fotografias da face de pacientes adultos com doença celíaca e controlos saudáveis ​​foram marcadas em seis pontos de referência e medidas as distâncias, assim como as relações entre as distâncias, por um software informático.

Resultados
A principal conclusão do estudo é que os adultos caucasianos celíacos da região do Mediterrâneo tendem a ter um aspecto peculiar do rosto caracterizado por uma testa maior quando comparados aos controlos da população geral.

Conclusão
A morfologia craniofacial de pacientes com doença celíaca revela um padrão alterado de crescimento. Este é o primeiro relatório de alterações do desenvolvimento craniofacial na doença celíaca. Esta alteração é um sinal clínico que deve ser incluído entre as manifestações extra-intestinais da doença celíaca. Ele tem uma frequência semelhante a outros sinais ou sintomas tais como anemia e baixa estatura e é um melhor indicador de doença celíaca do que outros sinais, tais como o aborto, estomatite aftosa recorrente e hipoplasia do esmalte dentário. Uma grande testa é um sinal facilmente evidente a nível visual ou com medidas muito simples, pelo que o médico de família não necessita de uma análise de computador. Este sinal, juntamente com a presença de outros sinais e sintomas clínicos, deve alertar o médico para testar um paciente para a doença celíaca.”

2 comentários:

Ricardo disse...

Tenho que comentar... estou muito desiludido, pensei que a minha testa alta fosse sinal de grande inteligência LOL!
Obrigado pelo artigo, estamos sempre a aprender.

Ana V disse...

Que engraçado, a minha filha que foi diagnosticada em criança não tem, mas o meu pai que sempre suspeitei ser DC, tem, exactamente como na foto. Vou-lhe mostrar a ver se ele finalmente faz os exames. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...