INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Uma outra receita de bolos de arroz

Aqui, já tinha divulgado uma receita de bolos de arroz que foi bastante apreciada. No entanto, quando vi esta receita de madalenas, pareceu-me uma nova oportunidade de afinar uma versão sem glúten dos famosos bolos de arroz. Os comentários de quem provou foram muito positivos, no sentido de não haver nenhuma diferença (com a excepção das benditas tiras de papel) para a versão das pastelarias.

Ingredientes:
100 gramas de farinha Doves Farm Plain White Flour
75 gramas de farinha de arroz
¼ de colher de chá de goma xantana
125 gramas de açúcar
125ml de óleo
50ml de natas
1 pacote de gasificante Mercadona (pode-se substituir por 8 gramas de fermento em pó)
2 ovos L
Raspa de 1/2 limão

Misture as farinhas com a goma xantana e o gasificante (ou o fermento em pó, na sua falta). Reserve.

Bata os ovos com o açúcar até espumar. Adicione os restantes ingredientes e bata bem. Acrescente depois a farinha reservada, e misture cuidadosamente até obter uma massa homogénea. Coloque a massa no frigorífico entre 30 a 60 minutos. Este passo é essencial para que a massa suba bem e dê ao bolo de arroz o seu formato particular.

No final desse período, ligue o forno a 220ºC, com calor em cima e em baixo. Forre as formas do bolo de arroz com as tiras de papel ou unte-as com manteiga ou margarina (caso não tenha estas formas, use formas para queques). Encha as formas ligeiramente acima da metade, decore com um pouco de açúcar, e coloque no forno. Retire o calor de cima e baixe a temperatura para 180/200ºC, e deixe cozer durante cerca de 15-20 minutos, até os bolos dourarem.

Retire das formas e deixe arrefecer numa rede. Rende 9 unidades.












































2 comentários:

disse...

Aqui está uma receita que vou experimentar de certeza - a minha filhota ADORA bolos de arroz!

Gostaria entretanto de lhe dar os parabéns pelo blog e agradecer-lhe imensamente pela ajuda que me prestou através dele (mesmo sem saber).
Recebemos o diagnóstico da minha filha à 3 semanas e eu fiquei completamente perdida neste mundo complicado da doença celíaca.

Ainda não me aventurei a fazer bolos (tenho um pouco de receio de não conseguir...), mas acho que estes bolos vão ser a minha estreia - depois conto como correu : )

Lucente disse...

Obrigada, gosto muito de saber que o blog ajuda. Qualquer dúvida, estou à disposição.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...