INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 6 de novembro de 2012

Donuts de abóbora

Aproveitando uma receita do site Art of Gluten Free Baking e a grande oferta de abóboras típica desta estação, fiz donuts com massa tipo bolo (cake donuts, em Inglês). Esta versão resulta numa consistência mais espessa do que a receita tradicional de donuts com fermento, mas é bastante agradável e mais rápida. Pode também ser feita no forno em vez de se fritar a massa, mas os resultados podem variar.

Ingredientes:
280 gramas de farinha sem glúten (85g farinha de arroz integral + 100g farinha de arroz + 60g polvilho + 85g farinha de arroz glutinoso + 1 colher de chá de goma xantana)
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de noz moscada
1/4 colher de chá de canela
1/8 colher de chá de gengibre moído
1 ovo batido (XL)
100 gramas de açúcar
1 colher de sopa de óleo vegetal
120 ml puré de abóbora (200g de abóbora num pirex, casca para cima, 3 minutos no micro-ondas; retirar depois a casca e triturar a polpa)
60 ml leitelho (buttermilk: 55ml leite + 5ml vinagre, esperar 15 minutos até coalhar)
Óleo para fritar
Opcional: canela e açúcar em pó para polvilhar

Misture a farinha, o sal, o fermento, o bicarbonato de sódio e as especiarias numa tigela. Reserve.

Na cuba da sua batedeira, bata os ovos e o açúcar até obter uma mistura cremosa, cerca de quatro minutos. Adicione o óleo, bata até misturar e acrescente depois o puré de abóbora, envolvendo bem.

Junte a mistura de farinha e o leitelho alternadamente, começando e terminando com a mistura de farinha. Cubra a tigela e coloque no frigorífico durante 30 minutos a 1 hora até que a massa solidifique mais um pouco.

Passado esse tempo, coloque uma frigideira com quatro dedos de altura de óleo a aquecer. Enquanto isso, divida a massa em três partes. Coloque um pedaço entre duas folhas de papel vegetal. Cubra e coloque a massa restante de novo no frigorífico.

Com o seu rolo, estique a massa até ter uma espessura de um a um centímetro e meio de espessura. Se tiver um cortador de donuts, use-o; senão, utilize uma malga média e a tampa de uma garrafa para formar as rodelas.

Quando o óleo atingir os 170ºC, comece a fritar os donuts (assim como as bolinhas resultantes do seu espaço do meio). Espace-os com cuidado e tenha atenção à temperatura do óleo: se for maior da indicada, os donuts podem queimar. O óleo em redor dos donuts deve começar a espumar de imediato e dentro de pouco tempo, estes sobem para a superfície.

Assim que tal acontece, vá rodando-os a cada 30 segundos durante três minutos para assegurar uma cozedura uniforme, até ficarem dourados. Retire e escorra num prato coberto com toalhas de papel. Os donuts não terão absorvido muito óleo. Pode terminar passando-os numa mistura de açúcar em pó e canela.








































Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...