INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Obstipação e o glúten

Imagem retirada da Net
No quadro clássico de intolerância ao glúten, a diarreia é o sintoma mais mencionado. No entanto, com o aumento do número de casos e mais conhecimento sobre esta condição, chega-se à conclusão que a obstipação é um sintoma tão habitual quanto a diarreia. Há também quem alterne entre as duas situações, como foi o caso do meu filho. Este post vem a propósito de um estudo holandês que encontrei num grupo brasileiro do Facebook de estudo da doença celíaca e que vem comprovar exactamente que a obstipação é um sintoma mais comum do que se pensa. Estes investigadores teorizam que "a causa dessa relação entre DC e constipação não é clara, mas sugerimos que a inflamação da mucosa na DC pode afetar a motilidade intestinal normal, como é visto em uma forma extrema em crise celíaca". Deixo aqui o resumo:

"RESUMO
OBJETIVO: Tem sido sugerido que pacientes com obstipação sejam rastreados para doença celíaca. Da mesma forma, recomenda-se a investigação desses pacientes para hipotiroidismo e hipercalcemia. Contudo, nenhuma evidência para essas recomendações está disponível até o momento. Assim, propusemos-nos determinar a prevalência de doença celíaca, hipotiroidismo e hipercalcemia em crianças com obstipação. 

MÉTODOS: Estudo de coorte prospectivo com 370 pacientes consecutivos que preencheram os critérios de Roma III para obstipação. Esses pacientes foram encaminhados por um clínico geral a um pediatra devido ao fracasso no tratamento com laxantes. 


RESULTADOS: A biópsia comprovou doença celíaca em sete desses pacientes. Isso é significativamente mais alto (p < 0,001) do que a prevalência de 1:198 de doença celíaca nos Países Baixos. Dois pacientes tinham tiroidite autoimune. Nenhum paciente tinha hipercalcemia. 


CONCLUSÕES: Conclui-se que a doença celíaca é significativamente super-representada em pacientes com obstipação encaminhados por um clínico geral a um pediatra devido ao fracasso no tratamento com laxantes. Todos esses pacientes devem, portanto, ser rastreados para doença celíaca."


Outros estudos
ANTI-TTG AMONG CHILDREN WITH CHRONIC FUNCTIONAL CONSTIPATION UNRESPONSIVE TO 6 WEEKS OF TREATMENT OF CONSTIPATION.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...