INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Baguettes nº 3

À terceira é de vez. Depois de duas receitas de baguettes em que a segunda versão já era bastante aceitável, eis que, com a ajuda duma receita do blog Sin Gluten Es Mas Rico, fiz uma baguette que poderia estar à venda numa padaria e ninguém notaria a diferença: estaladiça com um miolo macio à saída do forno, e toda ela já macia no dia seguinte. Fiz quatro baguettes médias e, de imediato, três foram-se.
Definitivamente, a forma de baguettes vai ter agora muito mais uso. A minha foi comprada em França através de um site de que já não me recordo, mas tive a informação de que poderiam ser compradas online neste site português. A massa é maleável e provavelmente a receita até resulta sem a forma de baguettes, mas fica a dica na mesma para quem quiser ser "purista".
Gostava de salientar que esta receita também pode ser testada pelos leitores brasileiros deste blog, já que os produtos Schar começaram a ser vendidos no Brasil na semana passada.

Ingredientes:
300 gramas de água
20 gramas de azeite
4 gramas de sal
310 gramas de farinha Schar Mix B
60 gramas de farinha de trigo sarraceno
10 gramas de xarope de agáve/ ácer/ mel
4 gramas de fermento seco activo

Para pincelar:
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de azeite

Na cuba da máquina do pão coloque a água morna, o azeite e o sal. Ponha depois os restantes ingredientes, sendo que o fermento deve ser o último ingrediente a colocar. Seleccione o programa Pizza, que na minha máquina é um programa de 1H30, em que amassa 30 minutos e, depois, leveda uma hora.

Aos 30 minutos de levedação, pare o programa e transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada. Com as mãos molde as baguettes, coloque na forma e dê-lhes alguns golpes com a ponta de uma faca. Entretanto, ligue o forno a 50ºC durante 2 a 3 minutos, desligue e coloque a forma com as baguettes lá dentro a levedar durante 30 minutos.

Terminado esse tempo, misture uma colher de sopa de água com uma de azeite e pincele as baguettes com esse preparado. Ligue o forno a 200ºC e deixe cozer durante 30 a 35 minutos, até as baguettes ficarem douradas e estaladiças. As baguettes devem duplicar de tamanho nos primeiros minutos da cozedura.

Esta receita rende quatro baguettes médias ou duas grandes.



































2 comentários:

Anónimo disse...

Se eu conseguir fazer o pão que estou vendo, vou agradecer a Deus e à autora do Blogger,porque faz tempo que procuro um pão sem gluten,verdadeiramente pão.(baguete n° 3. Já tenho o tel da televendas da Schar no Rio (21 3613 9060),só não vi anunciado pelo site,nenhum mix.Onome é realmente farinha Schar Mix B?

Lucente disse...

Obrigada pela visita! Pode encontrar o Mix B na seguinte página:
http://mentorfoods.com.br/produtos/#farinhas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...