INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cake pops sem glúten

Os cake pops são uma daquelas ideias que nos fazem perguntar porque é que não nos lembramos disso antes. Pequenos pedaços de bolo enfiados num pauzinho, na medida certa para quem não come uma fatia inteira, ou práticos à medida do apetite "take away" das crianças em festas. A criadora dos mesmos foi a autora do site Bakerella, e disponibiliza um vídeo no Youtube sobre como fazer os mesmos. 

Eu decidi aproveitar algumas fatias de pão-de-ló que tinham sobrado da Páscoa (feito pela Coisas Kom Sentido) e que tinha congelado para fazer uma experiência com os cake pops. Tentei que a receita fosse menos calórica e substituí o frosting que se junta ao bolo, por puré de maçã sem açúcar da marca Continente. Descobri também que as bolas não podem ser muito grandes e que o chocolate tem que ficar bastante líquido. Digamos que, eu e a cozinha, ficámos cobertas de chocolate com esta experiência. Mas valeu a pena, os cake pops foram um sucesso e dão pouco trabalho especialmente se estivermos a "reciclar" sobras de bolos. Caso se faça um bolo de raíz, deverá ser um bolo com uma massa ligeiramente húmida. Fica a minha adaptação dos cake pops.

Ingredientes:
Meio bolo
1 pote de puré de maçã
1/2 tablete de chocolate de culinária
Paus de espetadas / pirulitos
Enfeites para bolos / coco ralado / açúcar colorido
1 esponja para vasos

Com as mãos, desfaça o bolo para uma tigela. Junte-lhe o puré, amasse bem e forme pequenas bolas, que deverá levar ao congelador durante 30 minutos.

No final desse tempo, derreta um pouco de chocolate e cubra as pontas dos paus; coloque-os até meio dos cake pops, e leve novamente ao congelador por mais 15 a 20 minutos.

Derreta o resto do chocolate no micro-ondas, em intervalos de 30 segundos, até estar bem líquido (tenha cuidado, o chocolate queima facilmente). Mergulhe os cake pops no chocolate, sacuda o excesso com suavidade e enfeite como entender. Coloque na esponja para endurecer. Quando tiver terminado, leve ao frigorífico até servir.

Estas medidas rendem 9 a 10 cake pops.


































2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, ficaram fantásticos.

Susana Fernandes disse...

hum!!!!!!!!!!!!!!!1 tenho testar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...