INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 13 de abril de 2012

Panquecas de batata

Um dia desta semana, deparei-me com o dilema de sempre: o que fazer para o jantar? Já era tarde e não dava para fazer algo muito elaborado. Tinha costeletas de porco e decidi cozinhá-las na grelha, mas fazer o quê como acompanhamento? Para variar do arroz, lembrei-me de uma receita que encontrei num livro de comida asiática, e que ficou sempre em stand-by para fazer um dia: panquecas de batata coreanas. Descobri, entretanto, que os judeus têm uma receita semelhante, à que chamam latkes.

Usei a receita que vem no livro e gostei bastante, mas como leva cebola, não foi do agrado dos meus filhos. Mas fica como receita para festas, pareceram-me ideais como petisco. Funciona também como uma base para receitas mais elaboradas, podendo-se juntar cebolinho, pimentos, bacon, atum, enfim, onde o sabor de cada um quiser ir.

Ingredientes:
500 gramas de batata
1/2 cebola cortada em fatias muito finas
1 ovo tamanho L batido
2 colheres de sopa de farinha de milho fina
Sal e noz-moscada a gosto

Rale as batatas como se fosse para fazer batata-palha. Seque-as bem com um pano de cozinha; de seguida, junte-lhes os restantes ingredientes e misture bem.

Aqueça o óleo numa frigideira; quando estiver quente, coloque aí colheradas da mistura anterior e espalme-as. Frite 3 a 4 minutos de cada lado, até adquirir um tom dourado escuro. Coloque num prato com papel absorvente e sirva quente.


















1 comentário:

nocontemgluten disse...

Parecem tempuras...Boa ideia!Aqui em casa cebolas também não agradam!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...