INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 13 de março de 2012

Crumble de maçã

Apesar do calor, apeteceu-me fazer, no fim de semana, uma receita de dias frios: o crumble de maçã que é um dos doces preferidos dos meus filhos (e uma maneira inteligente de os fazer comer fruta). Esta receita leva apenas maçãs, mas pode-se juntar também frutos vermelhos, ou, então, usar apenas pêssegos frescos (na sua época). Deixo a receita antiga, da qual o tempo já apagou as origens.

Ingredientes
Recheio
4 maçãs Golden
2 colheres de chá de canela
45ml de sumo de limão
40 gramas de açúcar branco
25 gramas de açúcar mascavado
15 gramas de farinha sem glúten
Crumble
85 gramas de manteiga sem sal amolecida
50 gramas de flocos de aveia sem glúten (opcional)
80-100 gramas de farinha sem glúten
15 gramas de açúcar branco
15 gramas de açúcar amarelo

Para fazer o recheio, descasque e fatie as maçãs para um pirex ou prato refractário, regue com o sumo de limão e misture. Junte os açúcares, farinha e canela. Misture bem.

Numa tigela, junte agora a manteiga amolecida, os flocos de aveia, a farinha e os açúcares. Aperte bem entre os dedos até obter uma espécie de massa areada, como se fosse areia grossa (comece com 80 gramas de farinha e vá acrescentado até obter a consistência desejada). Espalhe esta mistura sobre o recheio, até não se verem as maçãs.

Vai ao forno pré-aquecido a 190ºC durante 25 a 30 minutos, até obter uma coloração dourada e o sumo das maçãs começar a borbulhar.






































Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...