INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Bolo de cenoura

Mais uma receita de bolo para começarmos bem o mês, desta vez um clássico: o bolo de cenoura, que é algo que os miúdos acham que não vão gostar, mas, depois, dizem que até nem é mau, ao pedirem uma segunda fatia. Entre as múltiplas receitas de bolo de cenoura sem glúten que circulam na Net, usei esta como base, e acrescentei pedaços de outras para chegar à que aqui apresento, um pouco como se fosse um "Frankenstein" culinário. Mas bom, sem ataques de raiva, nem cicatrizes à mostra.

Ingredientes:
280 gramas de farinha
½ colher de chá de goma xantana (se a farinha que usar não a incluir)
1 ½ colher de sopa de canela em pó
½ colher de chá de noz moscada em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
4 ovos L
175 ml de óleo vegetal
250 gramas de açúcar mascavado
1 colher de chá de essência de baunilha
300 gramas de cenouras raladas finamente
60 gramas de coco ralado

Cobertura:
200 gramas de queijo mascarpone
Açúcar em pó a gosto
Sumo de lima a gosto
Raspa de lima

Misture bem a farinha com a canela, a noz-moscada, a goma xantana, o fermento e o bicarbonato. Reserve.

Separe as claras das gemas e bata-as em castelo. Reserve.

Na cuba da sua batedeira, bata os ovos com o óleo até estarem bem misturados e acrescente, depois, o açúcar e a essência de baunilha. Misture tudo muito bem.

Adicione então, aos poucos, a farinha misturada previamente. Acrescente as cenouras raladas e o coco. A massa ficará, então, mais húmida e será mais fácil acrescentar (com cuidado) as claras em castelo.

Coloque na forma desejada e vai ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 45 minutos. Verifique com um palito se está pronto; caso esteja, retire e deixe arrefecer completamente numa rede de arrefecimento.

Enquanto isto, prepare a cobertura misturando o queijo mascarpone com o açúcar e algumas colheradas de sumo de lima, a gosto. Mantenha no frigorífico, até à altura de servir o bolo, quando deverá cobrir o topo com o creme. Decore com a casca de lima ralada, para um maior colorido.

Deve-se conservar no frigorífico até terminar, por causa do queijo mascarpone.



















2 comentários:

Anónimo disse...

Posso usar outra farinha, tal como a mix dolci da schar? A que indica compra-se no superbio, e as compras online a mim não me dão jeito.

sara

Lucente disse...

Claro que sim, só não acrescente a goma xantana porque o mix dolci já tem espessante. Eu é que uso a mistura da doves farm porque não tem químicos e os bolos ficam fofinhos, é mesmo só uma preferência pessoal :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...