INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 11 de setembro de 2011

Pão com psílio sem glúten

Esta receita é do Dan Lepard, um chef inglês, e usa o psílio em pó para dar consistência ao pão sem glúten. O psílio é a casca da semente de plantago ovato e é um remédio natural muito popular contra a obstipação, pois contém muitas fibras. No caso do pão sem glúten, actua quase como magia, dando estrutura a farinhas que normalmente não se aguentariam "de pé". E é quase como magia que podemos ver uma massa líquida a transformar-se rapidamente numa esfera lisa, e fácil de trabalhar. O psílio pode ser adquirido online na Bulk Powders, na Querfood ou na Foodoase.
Alterei a receita variando as farinhas, pois a receita original pede 450 gramas de maizena, o que me parece amido a mais, com todos os problemas que isso acarreta.


Ingredientes:
25g-50 gramas sementes de linhaça
475ml água morna
11gramas fermento seco activo
100ml iogurte natural
350 gramas de maizena
50 gramas de fécula de batata
50 gramas de farinha de grão de bico
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
50 gramas de psílio em pó
50ml azeite

Numa tigela, misture a água e o fermento e junte o iogurte e a linhaça. Noutra tigela misture as farinhas, o sal, o açúcar e o psílio. Junte a mistura do fermento e acrescente o azeite; misture bem até ter uma massa homogénea e fina.

 Nos cinco minutos seguintes a massa vai-se transformar, ficando mais pegajosa, enquanto as farinhas, a linhaça e o psílio absorvem os líquidos. Assim que a mistura estiver suficientemente firme, amasse-a durante 10 segundos na bancada para misturar mais um pouco e, de seguida, retorne a massa para a tigela, cubra e deixe descansar 30 minutos.

Unte um tabuleiro ou pedra de forno. Molde a massa em forma de salsicha, ao longo do comprimento do tabuleiro e, em seguida, pincele com um pouco de azeite, cubra e deixe levedar durante 30 minutos.

Aqueça o forno a 240ºC, destape a massa e dê pequenos cortes no topo com uma pequena faca afiada, e vai ao forno por cerca de 40 minutos, ou até ficar dourada. Deixe arrefecer sobre uma grelha antes de fatiar.



































2 comentários:

Sara disse...

Que bom aspecto. Onde compra o psilio?

Lucente disse...

No Celeiro, da marca Solgar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...