INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 3 de junho de 2011

Bolos de arroz

Um clássico das nossas pastelarias, mas um bolo que o miúdo nunca tinha comido. A fome juntou-se à vontade de comer quando encontrei formas para bolos de arroz numa loja de artigos para pastelaria. No mesmo local, vendiam também as fitas de papel típicas destes bolos, mas em embalagens de 1000, logo tive que improvisar. Recorri ao papel vegetal que uso para cozinhar mas esqueci-me do pequeno (grande) pormenor que este é anti-aderente pelo que facilmente saiu quando desenformei os bolos. Nota mental: comprar papel vegetal barato.

A receita foi adaptada a partir de outra que encontrei num blog de uma escola de pastelaria, usando o "meu" mix de farinhas, já que, contendo bastante farinha de arroz, permite alguma fidelidade à receita antiga dos bolos de arroz (parece que aqueles que se vendem nas pastelarias hoje em dia já só levam farinha de trigo).

Ingredientes:
150 gramas margarina
250 gramas açúcar
3 ovos
75 ml leite
7,5 gramas fermento em pó
Raspa de limão
Açúcar para polvilhar

Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Em seguida, junte os ovos e a (pouca)raspa de limão batendo novamente. Coloque o leite, bata mais um pouco e junte a farinha com o fermento; envolva tudo.

Coloque nas formas previamente revestidas com uma tira de papel vegetal e polvilhe com açúcar (eu usei açucar mascavado para um efeito mais caramelizado).
Leve a cozer em forno pré-aquecido a 190ºC por 20 a 25 minutos ou até dourar. Quando estiverem prontos, deixe arrefecer completamente.






2 comentários:

Margarida disse...

Olá :)

Os bolos de arroz têm 1 aspecto óptimo! Onde se podem comprar essas formas próprias?

Bjs**

Lucente disse...

Olá Margarida,
Obrigada pelo comentário. As formas compram-se em lojas de produtos para pastelaria tipo a Confeipan em VN Gaia ou online em: http://enfeitarte.com/utensilios/289-aro-.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...