INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 10 de maio de 2011

Essência caseira

Nas minhas receitas de doces é quase omnipresente a adição de essência de baunilha, o que me deixa com o eterno dilema de que marca comprar visto que os produtos a que tenho acesso em Portugal nunca mencionam a existência ou não de glúten e a lista de ingredientes é um tanto ou quanto nebulosa.  Nas minhas pesquisas encontrei, há uns tempos, uma receita para fazer em casa o que se vende nos supermercados. Dois meses volvidos, já cá tenho a minha essência de baunilha pronta a usar:




Receita:
1 garrafa de 500ml de vodka* triplamente destilada (neste caso do Lidl)
4 vagens de baunilha

Abrem-se as vagens longitudinalmente e colocam-se dentro da garrafa. Sacode-se bem e deixa-se em local escuro e seco durante dois meses, agitando o líquido periodicamente. Depois é só usar conforme necessário.


* A questão do vodka, e de outras bebidas com origem em cereais com glúten, é polémica: havendo quem defende que uma tripla destilação elimina todo e qualquer vestígio de glúten, há também quem defenda que não e celíacos ultra-sensíveis que  se sentirão contaminados ao beber vodka, whisky ou outras bebidas semelhantes. Na dúvida, pode-se usar rum nesta receita nas mesmas proporções, ainda que o sabor da essência fique mais áspero, podendo-se, nesse caso, acrescentar uma a duas colheres de sopa de açúcar mascavado.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...